top of page
Foto do escritorPATRICIA CINTRA

Comissão debate inclusão de símbolo em embalagens de alimentos livres de glúten


A Comissão de Defesa do Consumidor realiza audiência pública nesta quinta-feira (2) para debater o Projeto de Lei 2484/21, que obriga o uso do símbolo "Grão Cruzado" nos rótulos dos alimentos livres de glúten.

A deputada Leda Sadala (Avante-AP), que pediu o debate, lembra que o PL 2484/21, de autoria do deputado André de Paula (PSD-PE), alerta para a doença celíaca, uma das doenças genéticas mais comuns, afetando aproximadamente 1% dos indivíduos em todo o mundo. "Estima-se que no Brasil mais de dois milhões de habitantes tenham a doença e sua grande maioria ainda sem diagnostico comprovado", disse.


Analfabetismo Segundo ela, o autor do projeto também ressalta para o problema do analfabetismo no País, o que impede que muitos celíacos saibam sobre a presença de glúten nos alimentos, justificando o uso do símbolo Grão Cruzado nas embalagens.

"Segundo o IBGE, aproximadamente 7% da população brasileira não sabe ler. Estatisticamente, podemos considerar que aproximadamente 420 mil pessoas impactadas diretamente pela doença celíaca não sabem ler. Além da questão do analfabetismo, deve-se ressaltar a ampla faixa populacional com problemas oftalmológicos não diagnosticados", observou a deputada.


Convidados Confirmaram presença no debate: - a gerente-geral de Alimentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Thalita Antony de Souza Lima; - o coordenador da Unidade Técnica do Conselho Federal de Nutricionistas, Juarez Calil Alexandre; - a vice-presidente da Federação Nacional das Associações dos Celíacos do Brasil, Heloisa Bade; e - o presidente do Movimento dos Celíacos do Brasil, Eduardo Vidal.


Fonte: Agência Câmara de Notícias


Como referenciar este post?


CINTRA, Patricia. Comissão debate inclusão de símbolo em embalagens de alimentos livres de glúten. Post 128. Nutrição Atenta. 2021.

12 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page