
Vamos começar com a semente de abóbora.
Sabe-se que a semente de abóbora possui compostos bioativos que trazem inúmeros benefícios à saúde, porém, possuem também substâncias antinutricionais, que interferem na digestibilidade e absorção de nutrientes ou podem até ser tóxicas, dependendo das quantidades consumidas. Trata-se dos cianetos, que são compostos produzidos naturalmente por reações bioquímicas e são capazes de se complexarem (em baixas concentrações) com praticamente qualquer metal pesado, sendo algumas espécies altamente tóxicas, podendo ser letais em doses médias de 50-60 mg/kg, pois são inibidores da citocromo oxidase, o que resulta no bloqueio da cadeia transportadora de elétrons durante o processo de respiração celular. Akwaowo et al. (2000), quando analisaram as sementes de abóboras, verificaram que a quantidade de cianeto aumenta com o aumento da maturação. Em contrapartida, percebeu-se que quando as sementes receberam tratamentos térmicos, como cozimento e torrefação, os teores de cianetos diminuíram.
Devido à essa característica, é aconselhável que o consumo seja torrado, pois os tratamentos térmicos diminuem o teor de cianetos presentes nela.
SEMENTE DE LINHAÇA
Já a semente de linhaça, quando consumida torrada, aumenta o seu valor nutricional porque diminui os fatores antinutricionais como por exemplo o ácido fítico, que interfere na absorção de minerais como o cálcio e o zinco. O processo de torra também é indicado para eliminar os de glicosídeos cianogênios (substâncias tóxicas respiratórias). Essas substâncias são capazes de gerar efeito tóxico no organismo humano. Mas é consenso entre os nutricionistas que o consumo diário de até 60 g da semente por dia (o equivalente a três colheres das de sopa, em média) não é suficiente para causar nenhum tipo de intoxicação.
SEMENTE DE GERGELIM
Torrar, deixar de molho ou germinar as sementes ajuda a remover o ácido fítico e oxálico, que diminuem a absorção de nutrientes.
SEMENTE DE CHIA
A melhor maneira de consumí-las, ainda é de forma natural, adquirindo as sementes em pacotes. Como elas não têm muito sabor, o ideal é adicioná-las a iogurtes, sopas e caldos, por exemplo.
Outra forma de consumir a chia é nas formas de farinha, mucilagem e óleo. Este é obtido por prensagem a frio e comercializado como óleo bruto. Em diversas regiões, as sementes embebidas em água ou suco de frutas são consumidas como bebidas refrescantes.
AVEIA
Sim, a aveia torrada perde alguns nutrientes em comparação com a aveia crua. No entanto, a aveia pode ser consumida de várias formas e em ambas as apresentações é benéfica para a saúde.
Aveia crua
Conserva melhor os nutrientes como minerais, fibras, enzimas, vitaminas B e E, e antioxidantes. Pode ajudar a reduzir o colesterol ruim, controlar os níveis de açúcar no sangue e reduzir a pressão arterial.
Aveia cozida
Tem um sabor mais agradável e é mais fácil de digerir e mastigar. Pode potencializar alguns dos benefícios da aveia.
Referências bibliográficas
Bissacotti, A. P., & Londero, P. M. G. (2017). Sementes de abóbora: prospecção para o consumo humano e utilização tecnológica. Disciplinarum Scientia | Saúde, 17(1), 111–124. https://doi.org/10.37777/1913.
ESTADÃO. Existe contraindicação para semente de abóbora? Veja receitas. Disponível em: https://www.estadao.com.br/paladar/radar/contraindicacao-semente-de-abobora/?srsltid=AfmBOortd6AILl-2RkW76owPTKWIu1sn80RcQ1xdQ8RgF4bTPrWgOKns. Acesso em: 16 março 2025.
FOLHA DE SÂO PAULO. Linhaça pode ser torrada e triturada. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/equilibrio/eq0202200608.htm. Acesso em: 17 março 2025.
QUAKER. Comer aveia faz bem? Disponível em: https://quaker.lat/br/articulos/comer-aveia-faz-bem-respondemos-suas-duvidas#:~:text=POSSO%20COMER%20AVEIA%20TODOS%20OS,formas%20de%20preparar%20s%C3%A3o%20vantajosas. Acesso em: 17 março 2025.
VALE, Camila Pereira do; LOQUETE, Fernanda Cristina; ZAGO, Morgana Gris; CHINELLA, Pietra Vilani; BERNARDI, Daniela Miotto. FAG Journal of Health – ISSN 2674-550X, 2019, v.1, n.4, p.83.
Como referenciar este post?
CINTRA, Patricia. As sementes: abóbora, linhaça, girassol, aveia, chia e gergelim perdem propriedade nutricional quando torradas? Post 724. Nutrição Atenta. 2025.